História

A U.R.P.I.C.A. – União Dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, é uma associação formada a 15 de Maio de 1978, concebida com os ideais de proporcionar melhores condições de vida aos idosos e reformados do Concelho, após a Revolução de Abril de 1974.

 

A ideia da formação desta associação começou pelo dinamismo de algumas pessoas que, através do seu trabalho voluntário, organizavam atividades para angariar fundos (bailes e rifas são exemplos disso), para tal contaram com a ajuda de Instituições do Concelho: Cooperativa Piedense, S.F.U.A.P. – Clube Recreativo Piedense e Teatro Campolide (hoje Companhia de Teatro de Almada). A colaboração do advogado Dr. Inocêncio Amaro foi fundamental, tanto na elaboração dos estatutos como na escritura.

 

• Em 1981 a URPICA foi registada no Livro das Associações de Solidariedade Social, sendo considerada “Pessoa Coletiva de Utilidade Pública”, tendo graças a um subsídio da Câmara Municipal comprado instalações que funcionariam como Centro de Convívio.

 

• Em 1982 a URPICA estabelece o seu primeiro “Acordo de Cooperação” com a Segurança Social, inaugurando no mesmo ano, a valência de Centro de Dia na Cova da Piedade. Foi igualmente neste ano, que a URPICA aderiu ao GCI ( Grupo Concelhio de Idosos do Concelho de Almada).

 

• Seguiu-se a criação dos Centros de Dia: Laranjeiro (1984), Pragal (1987), Costa da Caparica (1995) e Almada Velha (2001), contando sempre com o apoio da Autarquia. Foi no ano de 1995 que se iniciou o Apoio Domiciliário na zona da Cova da Piedade e, anos mais tarde, em 2004, na freguesia do Laranjeiro.

 

Atualmente temos em funcionamento os Centros de Dia: Cova da Piedade, Laranjeiro e Almada-Velha e o Apoio Domiciliário nas freguesias da Cova da Piedade e Laranjeiro.